clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 |  hmin

PDT manobra para afastar Ciro de Britto

Presidenciável deve subir ao palanque no Estado com o pedetista Fortunati

Disposto a provar que o candidato à Presidência Ciro Gomes (PPS) não subirá ao palanque do candidato do PPS ao Piratini, Antônio Britto, o PDT convidou nesta segunda-feira, dia 10, o presidenciável para participar da sua convenção, no dia 22, quando será selada a aliança com o PTB.

A data coincide com a da convenção estadual do PPS. Mesmo sem confirmação oficial de Ciro, o convite soou como provocação durante a convenção da Frente Trabalhista (aliança entre PPS,PTB e PDT), encerrada nesta segunda-feira em Pindamonhangaba (SP).

Ciro evitou tocar no assunto, mas está inclinado a cumprir a promessa que teria feito ao presidente do PDT, Leonel Brizola, de apoiar Fortunati no Estado para garantir apoio nacional dos pedetistas.

– Ciro já deixou claro a Britto que o palanque dele será o de Fortunati (José Fortunati, candidato do PDT). Ele decidiu espontaneamente, sem que nós pedíssemos – garantiu Brizola, que apesar do momento festivo, não poupou Britto de críticas.

Uma prova da simpatia de Ciro por Fortunati foi dada logo após o final do discurso do ex-ministro da Fazenda. Ao descer do palco montado no ginásio esportivo da cidade, o presidenciável reconheceu Fortunati no meio de centenas de convencionais e gritou:

– Fortunati, sorte!

– Quando vais ao Sul? – indagou o pedetista.

– Logo – respondeu Ciro.

Interlocutores de Ciro confirmaram que, ao desejar sorte ao pedetista, Ciro teria manifestado sua preferência. Sem querer polemizar, Fortunati alegou que se tratava de um tema em negociação pelas executivas nacionais do partido. O pedetista, porém, não escondeu a satisfação diante da possibilidade de ter Ciro somente no seu palanque.

– Seria uma prova da consolidação da Frente Trabalhista no Estado – avaliou.

O convite para que Ciro participe da convenção da frente no Estado foi feito pelo presidente estadual do PDT, deputado Vieira da Cunha. O pedetista considera a ocasião oportuna para que Ciro comprove que seu palanque no Rio Grande do Sul é o de Fortunati.

– Consideramos a candidatura de Britto uma dissidência da Frente, e como tal será tratada - afirmou Vieira da Cunha.

Fernando Gomes / ZH

Pedetistas querem confirmar apoio de Ciro a Fortunati (foto)
Foto:  Fernando Gomes  /  ZH


Notícias Relacionadas

10/06/2002 19h23min
PTB gaúcho disputará sozinho eleições proporcionais
10/06/2002 14h23min
PTB e PDT devem disputar proporcionais no RS sem coligação
09/06/2002 22h28min
PTB diz que Ciro fará campanha para Fortunati
28/05/2002 10h56min
PPS deve lançar um só candidato ao Senado
23/05/2002 06h59min
Cúpula do PTB não força aliança proporcional no Estado
20/05/2002 21h24min
Brizola apóia escolha de Barbosinha para vice de Fortunati

Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS
© 2010 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.